Glamour 2003
Mais forte, picante e definitivamente mais sexy, a novíssima Britney, a Mulher Glamurosa do Ano, conversa com Jo Elvin sobre flertar, moda e o seu futuro.
Bebendo café com leite cuidadosamente na sala de um estúdio de gravação de Hollywood, eu percebi que era a primeira a entrevistar a nova Britney Spears. Ela definitivamente se parece com a que conhecemos desde que arrebentou no cenário musical em 1998 com ...Baby One More Time.
Na questão sensualidade, provavelmente a coisa mais surpreendente sobre Britney é o doce rigor que ela demonstra por trás dessa colher de açúcar. OK, a voz ainda continua com um tom empolgante quando ela fica animada com algum assunto, mas também há momentos em que ela penetra seus olhos em mim e imita perfeitamente o meu sotaque inglês. Como ela comentou, “Eu acho que algumas vezes, porque eu sou do sul [Kentwood, Louisiana], existe uma concepção errada. As garotas do sul são bem legais, então as pessoas pensam que nós somos ingênuas. Você pode conseguir as coisas com um sorriso. Nós sabemos o que estamos fazendo, entende? [Risada] Nós sabemos como fazer isso — Se trata de ser uma dama e conseguir o que quer, não sendo muito agressiva.”
Explicando rapidamente, o ano passado foi um ano agitado para Britney Spears. O termino do seu namoro com Justin Timberlake foi o mais conhecido pelo mundo todo desde Tom e Nicole. Depois, a separação dos seus pais coincidiu com o fim do ralacionamento com Justin. Profissionalmente as coisas foram um pouco instáveis também, enquanto as vendas do seu terceiro álbum nos Estados Unidos, Britney, foram de mais de 700 mil cópias na primeira semana, comparado com o seu segundo álbum, Oops I did It Again que vendeu mais de 1.3 milhões na primeira semana.
E então, quando ela resolveu se desafiar a fazer um filme, ao invés de dizer, uma obra-prima, ela ativou a língua dos críticos — normalmente reservada para pessoas contra senhoras falidas.
Mas você consegue sentir que Britney percebeu que este ano foi um ano de libertação, tanto pessoalmente quanto profissionalmente. Depois de passar pelo período comum de mágoa, Britney surgiu para descobrir que ela na verdade adora ser solteira — solteira, de verdade, pela primeira vez na sua vida adulta. Ela também parece ter finalmente percebido que ela é a garota mais gostosa do planeta.
E a coisa positiva desse fato?
A obsessão da mídia com a virgindade diminuiu. Ela fuma, ela bebe, como qualquer outra mulher de 21 anos, então o que aconteceria se desse um beijo de língua? (Ela acabou de estar com estrelas do cinema 'quentes').
No final desse ano ela irá lançar o que promete ser o seu álbum mais maduro. Ela também está pensando em aceitar novos roteiros para papéis mais desafiadores.
Por todas essas razões e ainda mais, a revista Glamour está orgulhosa em entregar para princesa do século, de 21 anos, uma outra coroa: Mulher do Ano. Embora pareça que nos próximos 12 meses nós veremos a verdadeira Britney se tornar a sua própria mulher.
Então o que você tem feito desde que o mundo viu pela última vez Britney Spears?
Eu tenho gravado e lido roteiros, e tirei uma folga. Quando eu filmei Crossroads, eu estava em todos os lugares da mídia. Então quis diminuir o ritmo e dar a mim a chance de respirar. Mas quando eu fiz isso, eu recebi ainda mais pressão — eram notícias de que eu estava dando um tempo! E, hum, eu estou saindo e me divertindo! Eu estava acostumada a estar sempre ligada no trabalho.
Quando foi a última vez que saiu?
A noite passada! Eu fui numa pré-estréia com Colin Farrell. Ele é um amor.
Desde quando você conhece Colin?
Eu o conheço mais ou menos há duas semanas. Nós somos apenas amigos. Não é nada sério. Mas ele é tão bonito! Ele é adoravelmente fofo. Eu não consegui ao menos ver o filme — sério... Eu não sei do que se trata! Eu o observei o tempo todo e eu estou tipo, “Caramba, ele é tão fofo!”.
Quando você irá sair novamente?
Eu não sei. Ele é o Sr. Mulherengo, então veremos.
Você vai ligar pra ele?
Existe hora e lugar para ser persistente com os homens. No começo é legal deixar que eles saibam que você está interessada, para estimular, mas eu acho que os homens deveriam ligar para as mulheres. Na semana passada uma das minhas amigas estava ligando para um dos meus amigos e dizendo, “Ligue para Britney!”, e eu fiquei tipo, “O que você está fazendo? Não é assim que as coisas funcionam”.
Talvez, como eu, ela ache que muitos homens gostariam de te ligar, mas você é tão famosa que eles sentem medo de fazer isso.
Eu entendo o que você está dizendo. É estranho, porque eu sou provavelmente mais insegura do que eles.
Qual é a sua versão sobre toda aquela história do Justin? É verdade que você reagiu a música dele, Cry Me a River, escrevendo sua própria retaliação numa canção?
Não, eu nunca faria isso. Essa foi a maneira dele de lidar com o que aconteceu. Talvez esta tenha sido a forma dele expressar o que sente e colocou tudo aquilo na música. Eu não teria nunca lavado a roupa suja dessa forma.
Então, qual é a sua na música?
Eu acredito que pelo caminho que as coisas seguiram, com o termino do nosso namoro, tivemos que lidar com várias coisas. Mas isso foi tipo, com todo o mundo nos assistindo. Foi devastador. E a forma que o Justin tratou as coisas, ele foi muito esperto dizendo coisas como, “Eu não estou dizendo nada”, mas... [risadas] e aí depois ele está escrevendo uma música e gravando um vídeo. É como, “DO QUE você está falando?!”.
Como você se sentiu assistindo ao vídeo?
Bem, eu fiquei um pouco chocada e desapontada, mas todo mundo tem a sua versão da história. E ele escolheu contar a dele para o mundo dessa forma. E isso é legal. Eu apenas não quero ser a pessoa que faz isso.
Como foi no American Music Awards quando a família Ousbourne estavam provocando vocês dois? [No palco Sharon Ousborne perguntou para eles porque eles não poderiam continuar namorando]
[Risadas] Aquilo foi um pouco complicado! Mas sinceramente, se você levar isso muito a sério, realmente irá te perturbar. Justin é uma ótima pessoa. Mas eu não sinto mais... o que eu sentia por ele. Não mesmo. Então é legal ser capaz de não ligar. Isso é uma coisa má a se dizer?
Nem um pouco. Você sente como se estivesse “limpa” disso tudo agora?
Sim, eu acho que sim. Eu comprei um apartamento em Nova York. Eu fiz tudo nele. Estava pronto quando nós terminamos e eu estava tipo, “Eu me rebelei, amor!”. É o apartamento mais menininha de todos os tempos. Eu o amo.
Podemos falar do último rumor enquanto ele ainda dura: Fred Durst?
Nós trabalhamos juntos em três músicas. Ele é um cara ótimo. E ele disse algumas coisas incríveis sobre mim. Mas, hum, eu acho que ele foi fundo demais muito rapidamente. Eu não estou “disponível”. Eu só quero me divertir. Nós somos bons amigos, ele é realmente um cara doce.
Teve alguma coisa romântica nisso?
Eu acho que dele para mim, mas não de mim para ele.
O que você procura num relacionamento mudou agora?
Eu estou um pouco mais aberta para as pessoas do que costumava. Eu não quero um relacionamento sério nesse momento. Todos os relacionamentos em que eu estive duraram cerca de quatro há cinco anos. Eu era essa garota, sabe? A garota de uma pessoa. É legal ser capaz de sair só por diversão.
Isso é realmente muito novo para você, não é?
Sim e é legal porque o cara com quem eu estou saindo nessa momento é esse tipo de coisa do passado, também. Ele saiu de um longo relacionamento então ele também quer algo um pouco mais sossegado.
Você está falando sobre Colin Farrell?
[Sussurros] Hum, eu não quero dizer.
Então me diga sobre o novo álbum em que você está trabalhando...
Eu estou realmente muito orgulhosa com o que eu fiz até agora. As pessoas ficarão surpresas com algum dos meus trabalhos. É tão criativo e diferente. Eu tive que ter um valor-próprio como uma artista e fazer alguma coisa em que acredito.
E sobre a sua carreira no cinema?
Eu pretendo fazer um filme em Abril. Eu tenho que tomar uma decisão entre dois trabalhos. Um é sobre uma garota com problemas mentais e distúrbios, é um papel de incrível desafio e eu nunca fiz algo parecido com isso. Mas esse também é a razão pela qual eu estou nervosa em fazê-lo, o personagem não se parece comigo de maneira nenhuma. Mas eu não quero deixar isso para lá, porque não sei se alguém me daria um papel como esse novamente. E aí tem este outro papel, é o tipo Julia Roberts — divertido, comédia romântica.
Te frustra que as pessoas te conheçam muito bem?
Eu acredito que as pessoas provavelmente me vêem como uma garota boa doce e isso é legal, mas eu tenho um lado “selvagem”.
Quando você percebe o quanto poderosa como uma celebridade você é, você alguma vez sente vontade de fazer algo maluco, como começar uma tendência de moda estúpida só para ver o que acontece?
Oh, eu sempre brinco com as pessoas. Eu já fui para alguns clubes com o meu pijama e todos ficaram, [faz uma voz idiota] “Hey, legal! Ela está usando o seu pijama.” E isso não é legal! Sim, você tem que fazer coisas assim algumas vezes.
Que tipo de estilo você gosta?
Jennifer Aniston sempre está combinando. Eu amo isso, mas eu tenho tantos lados diferentes, mas aí eu também gosto de me vestir como a Gwen Stefani. Ela é a única pessoa que pode sair vestida daquele jeito, pensando — eu nunca usaria algumas das coisas que ela veste.
Bem, você saiu com o seu pijama...
Oh, você está certo, OK! Eu vou lhe contar o que tenho feito, eu peguei uma meia-calça apertada, e a dividi em pedaços...
Oh meu deus, onde isso vai parar?
[risadas] Não, sério, escute isso, eu já fiz isso antes — é TÃO No Doubt. Você coloca com sutiã preto. Depois pega a sua meia-calça, a parte cortada e a de cima. Coloque-a em volta da cabeça, coloque as suas mãos dentro das “pernas”, e coloque seu “pulso” em cima do sutiã — é a blusa mais fofa de todo o mundo.
Você deveria vender isso.
Eu saí e consegui várias meias-calças malucas com todos esses designers diferentes, e eu fiz isso, e isso era tudo o que tinha no meu armário. É uma boa idéia — você iria gostar.
Você não gosta de alguma coisa da fama?
Algumas vezes eu gostaria de poder fazer isso e não ser famosa. E as pessoas ficam tipo, “Mas você ama estar no palco”. E eu gosto, e a minha hora de ser uma performer, é me expressando e tendo este sentimento e essa energia, mas quando eu saio do palco eu sou apenas eu.
As celebridades ficam juntas porque só elas realmente podem entender o que é isso?
Eu acredito que você pode, em um certo nível, se relacionar com uma pessoa, mas...Na verdade, você sabe, isso é besteira, eu não concordo. Existe tantas pessoas famosas em LA que são esquisitas. Eu provavelmente teria uma conversa melhor com alguém que trabalha no McDonald's. [Risadas] Eu estou sendo sincera nesse momento, isso é tão verdade. Não me entenda mal, existem pessoas incríveis. Selma Blair, por exemplo, é um doce. Reese Witherspoon — ela é incrível. Mas existem pessoas em Los Angeles que realmente são estúpidas.
Você se arruma muito?
Oh, eu sou muito tomar “banho e sair”. Hoje eu só lavei o meu cabelo e coloquei uma máscara. Geralmente quando eu saio tarde para vários lugares eu não seco o meu cabelo. Eu só vou. E as minhas unhas, como você pode ver, são horríveis e péssimas.
Como você vê a sua carreira quando estiver nos seus trinta anos?
No meu conto de fadas é fazer tudo isso. Eu adoraria ter uma família. Essa é minha principal prioridade, e interpretar papéis respeitáveis no cinema, fazer músicas incríveis e performar na frente de milhares de pessoas. E fazer shows incríveis ao vivo, porque as minhas músicas, especialmente as minhas coisas ao vivo são muito espalhafatosas, muitas pessoas não encaram isso como arte.
Bem, parece que essas pessoas apenas tem problemas com uma mulher sexy — você não concorda?
Sim, eu acho que essas pessoas irão dizer, “Oh elas são só bonitas. Eles só receberam essa música, elas são um fantoche.”
Isso te deixa nervosa?
Um pouco, mas eu acho que é porque sou nova e tenho a voz suave, eu sou legal com as pessoas, e eles vão em frente e acabam supondo isso. Mas todas as coisas que eu fiz — até mesmo meu filme — eu ajudei a escrevê-lo, toda a idéia surgiu de mim. Todos os meus shows e minhas turnês. Eles são todos meus, e eu sou completamente o oposto de um fantoche. É bizarro.
Ela está certa. É bizarro. São 9hrs da manhã quando eu digo tchau para Britney e ela está voltando para o estúdio para se encontrar com os The Neptunes, eles irão escutar ao que ela gravou e ver se poderão trabalhar em alguma das novas músicas dela.
Eu sai de lá com vontade de apostar muito dinheiro que uma Britney madura, inteligente, e no comando, irá calar os cínicos. Pelo menos um deles.
Lançamento: abril/2003
Autora: Jo Elvin
Tradução: Juliana Martins
Fotos: Mark Liddell
Postar um comentário