Seventeen 2001
Mas quem está reclamando?
Uma visão da nem sempre glamurosa vida da superstar mais comentada.
Você quer odiá-la. Você simplesmente odeia. Afinal de contas, você tem algum amigo que: (a)namora um superstar universal; (b)tem uma casa multimilionária; (c)anda por aí com um guarda-costas que mais parece um urso; (d)merece um show pay-per-view no HBO com uma presença especial da Cher?
Se você respondeu que sim para qualquer uma das alternativas, nós provavelmente não acreditamos em você. A vida de Britney Spears é a mais encantadora que uma garota de 19 anos poderia ter. Mas mesmo com o barulho da multidão cercando-a a cada passo, Britney parece ser bem modesta apesar da fama — provavelmente resultado da vida em Kentwood, Louisiana. Na barulhenta cidade de Nova York, onde a provocante do pop havia acabdo de terminar sua sessão de fotos para a capa da Seventeen, ela e sua equipe de meia-duzia de pessoas estão agrupadas ao redor de uma TV, assistindo — pela primeira vez — o clipe de I'm A Slave 4 U. Enquanto ela se vê no video caminhando sensualmente entre um mar de dançarinos suados em uma cena que pode ser somente descrita como uma orgia, Britney parece chocada com a própria audácia. Ela deixa escapar um gritinho, que como todas as coisas de Brit, é parte da excitação feminina, parte da sedução que interessa os garotos.
Enquanto Britney pode ainda estar surpresa pela própria coragem, nós não estamos. Vamos lá, essa é a mulher que respondeu aos rumores pelo seu “crescimento repentino” aparecendo no Saturday Night Live em um sutiã mecânico programado para mexer seus seios em diferentes direções, e que dividiu o palco com uma cobra viva no MTV Video Music Awards de 2001!
Estamos felizes que ela tenha um senso de humor, porque nós estivemos com ela durante um dia nublado (manhã no The Rosie O'Donnel Show e noite em nossa sessão de fotos, antes de Britney se dirigir ao aeroporto para um vôo de 28 horas para a Austrália), nós concluimos que não é tão fácil ser Britney. Não acredita em nós? Veja as evidências.
Ela não tem medo de ser chamada daquela palavra com B (Bitch / Vadia) — e nós não estamos falando de “babe” (fofa).
Você percebe depois de minutos de tê-la conhecido, que Britney tem opinião sobre tudo em si, do cabelo (ela o queria perfeito hoje) até de quais músicas tocariam durante o ensaio para a revista (o primeiro CD de Alicia Keys e o último da Macy Gray). E em seu novo CD, Britney, a estrela está definitivamente chamando o sucesso. “É que eu não queria mais cantar aquele mesmo tipo de música”, Britney diz, enquanto uma maquiadora espalha sombra escura liberalmente em suas pálpebras. “Eu provavelmente sempre vou ser um cantora pop porque eu adoro dançar e cantar, mas quando a gravadora me perguntou o que eu gostaria de fazer musicalmente, eu decidi trabalhar com alguns produtores diferentes - só pra ver no que daria.”
O resultado da sessão de gravação pode ser conferido na mais ambiciosa coleção de músicas de Britney. Há o single produzido por Neptunes, Slave; o R&B vaza em Lonely; uma versão quente de I Love Rock & Roll de Joan Jett; e a impressionante What It's Like To Be Me, co-escrita pelo cara, Justin Timberlake, e o quente coreógrafo Wade Robson. Talvez a faixa que mais expresse ao atual estado de mente de Britney seja Overprotected, escrita por ela mesma, uma balada que revela sua ascenção à idade adulta; na letra, ela afirma, “Diga olá à garota que sou eu, eu acredito em aproveitar oportunidades... estou tão cansada das pessoas me dizendo como ser.”
“É muito terapeutico para mim poder escrever e dizer o que sinto, mas é um pouco assustador se colocar para fora dessa maneira”, diz Britney, que escreveu cinco das doze novas canções. E aqueles que querem moldá-la dentro de suas visões do ultimato que a princesa do pop encontrou, aquela Britney não é fácil de se convencer: “Nesse mundo, você tem de se expressar se você quer que as coisas estejam certas, então é isso o que eu faço. Se eu tiver que ser assertiva, então eu vou ser.”
Ela é uma prisioneira da fama
A garota não pode sequer andar na rua sem causar uma confusão! “Eu raramente saio”, diz Britney. “Talvez em uma ocasião muito especial, como depois do MTV Awards. Havia um monte de gente no meu quarto de hotel e depois nós fomos dançar em um clube até quatro ou cinco da manhã. Eu adoraria sair mais, mas com todas as coisas que eu tenho para fazer, eu preciso descansar.”
A vida é solitária no topo
O trabalho cansativo de Britney impede que ela passe o tempo que gostaria de passar com a família (irmã, Jamie Lynn, 9; irmão, Bryan, 24; sua mãe/melhor amiga, Lynn; e seu pai, Jamie). “Eu disse à minha mãe que esse ano eu realmente precisava passar mais tempo com minha irmã”, Britney diz. “Estou feliz porque Jamie Lynn vai estar comigo na estrada durante a turnê. Nós contratamos um tutor para ela, e os dançarinos vão dar aulas a ela três vezes por semana.” Então, será que vai haver outro membro da família Spears do topo das paradas? “Jamie Lynn tem uma voz impressionante, é incrivel!”, diz Britney. “Ela é muito, muito talentosa — e ela sabe disso. Ela provavelmente tem uma personalidade para estar nesse mundo melhor do que a que eu tenho. Ela é uma Senhora Diva. Eu vou apoiá-la cem por cento se ela decidir que quer fazer isso.”
Todos esperam que ela esteja perfeita o tempo todo
Até Britney Spears tem seus momentos ruins — apesar do fato de que ela é loucamente linda. Para a sessão fotográfica de hoje, ela chega com um top minúsculo e um jeans cintura-baixa que tem uma fofa borboleta pregada na parte de trás e expoem um pouco de sua calcinha púrpura. Ela não parece muito diferente daquela garota loira popular em qualquer escola, exceto pelo fato de que os dentes de Britney são de um branco ofuscante e seu abdome pode ser qualificado como a oitava maravilha do mundo. Então, a vida deve ser perfeita para ela, certo? “Eu fico insegura o tempo todo. Eu fico mesmo. Mesmo. Tipo muito!”, ela insiste. “Como uma celebridade, as pessoas esperam que você seja e aja de uma certa maneira. Se eu não me sinto bonita um dia e eu estou em algum lugar fora, eu às vezes sinto que as pessoas estão olhando para mim desapontadas como, ‘Oh, essa é a Britney’.” Ela também é rápida rebaixando sua beleza natural. “Qualquer uma poderia ficar bonita com os artistas excelentes com quem eu trabalho”, ela diz.
Justin beija outras garotas... e Britney tem de assistir.
Namorar com um dos solteiros mais cobiçados da America não é sempre um mar de rosas. De verdade! A agenda de Britney e Justin não permite que os dois passem muito tempo juntos, o que pode ser bem duro. Pior ainda é assistir o seu namorado ocupado na frente das câmeras com outra mulher. “Eu só vi um dos clipes dele, e ele está beijando outra garota. Meu coração”, ela diz, apertando o coração dramaticamente. “Eu quase morri. Eu não consigo assistir aquilo, mesmo sabendo que é só atuação. É muito, muito difícil ver o cara que você ama beijando outra pessoa.”
E quando o primeiro filme, Crossroads, sair nesse inverno, Justin vai ter que saber lidar com Britney na tela aos beijos com o novato Richard Voll. A atriz iniciante — que interpreta Lucy, uma boa filha que se vê em uma viagem pelas estradas com as amigas — estava tão insegura sobre fazer a cena de amor do filme que inicialmente pediu uma dublê antes de relutantemente ir adiante com o projeto. “Eu não tive nenhum sentimento — nada.” Britney diz sobre o beijo. “Mas você faz parecer tão real, como se realmente você estivesse sentindo aquilo”, ela diz. “Eu li em algum lugar que eu queria tirar minha blusa para a cena. Não! Não!”, ela diz em tom de desaprovação. “Eu não queria sequer beijar o cara. Sério. Isso é tão constrangedor!”
Constrangimento é uma emoção que ela não tem muito mais com Justin, de quem ela é conhecida desde que tinha 11 anos de idade. Eles se conheceram como colegas no Clube do Mickey, e se assumiram como casal oficialmente em setembro do último ano (recentemente Justin chegou a gritar “eu te amo!” para ela do palco no MTV Awards). Mas será que Britney se preocupa com o fato de que já que conheceu Justin ainda tão jovem, ela não terá a chance de namorar outros garotos? “Eu acho que mentalizar é muito triste. Eu fui criada de uma forma que achar seu amor quando você é bem jovem e ficar com essa pessoa para sempre é normal”, diz a romantica antiquada. “Eu queria que as pessoas seguissem esse modelo. Eu acredito mesmo que uma vez que você acha seu amor verdadeiro, você fica com aquela pessoa para sempre.”
Outro desejo de Britney é que as pessoas parem de falar de sua vida pessoal. Você pode culpá-la? A questão da virgindade praticamente se tornou um debate nacional! Nesses dias, ela sabiamente não está falando. “Lidar com isso não é tão difícil”, ela diz. “Se os reporteres me perguntam alguma coisa da qual eu não queira falar, eu simplesmente digo que não é da conta deles.”
Apesar disso, Britney e Justin estão bem sólidos, três rumores não verdadeiros: eles não estão noivos; eles não gravaram um dueto juntos; e J, como ela gosta de chamá-lo, não mora com ela em sua nova casa. “Nós não estamos realmente dividindo a casa. Nós não estamos realmente lá ao mesmo tempo.”
Ela tem de provar que não é a Mariah
Vamos esclarecer: muitos musicos tentaram fazer uma ponta em filmes, e nem sempre com os melhores resultados (pense em Mariah Carey em Glitter). Mas Britney abraçou o desafio. “Eu sei que posso não ter feito o papel perfeitamente. É o meu primeiro filme — eu não sabia o que estava fazendo! Foi uma experiência na qual eu aprendi," ela diz. Se Britney encontrar seu caminho (como ela normalmente faz) essa não será a última vez que nós a veremos nas telonas. “Eu sei exatamente o que quero fazer da próxima vez. Eu quero desafiar a mim mesma. Eu quero fazer uma personagem que seja totalmente diferente de mim — uma em que eu esteja fora de mim.” ET, por favor ligue para a Srta. Spears.
Talvez, se nós pudessemos trocar de lugar com Britney por uma semana, nós iriamos querer voltar para aquela nossa vidinha normal quando chegasse o domingo. Mas seria uma viagem e tanto!
BRITNEY DE VOLTA
Em 10 de setembro de 2001, um dia antes dos atentados terroristas, Britney Spears estava em um estúdio em Nova York sendo fotografada para nossa capa. Assim que a sessão terminou, ela foi levada ao aeroporto para fazer um vôo noturno para a Australia. Por sorte, Britney fez isso fora da cidade em segurança. No dia seguinte, o mundo estava mudado para sempre.
“Eu soube da tragédia assim que saí do avião na Austrália”, Britney diz à Seventeen. “A aeromoça nos disse as notícias e nos levou a uma sala reservada onde nós pudemos assistir o CNN. Eu fiquei devastada com as palavras. Meu irmão vive em Nova York e eu estava muito preocupada até que ouvi da minha mãe que ele estava bem.”
Foi dificil para Britney estar a milhares de quilometros distante dos entes queridos diante de tal traumática situação. “Minha fé me levou adiante”, ela diz. “Eu me conformei em estar tão longe rezando e ligando para casa.”
Depois da tragédia, Britney decidiu doar um dólar de cada ingresso vendido para os shows de sua próxima turnê para as crianças perdidas pelo ataque nos postos de polícia e bombeiros. “Meus pensamentos e condolências estão no mesmo nível dos outros cidadãos que perderam suas famílias e amigos”, diz a cantora, que voltou aos Estados Unidos para ficar com a família. Britney também está criando uma divisão especial para essas crianças na Britney Spears Foundation, trabalhando arte durante o acampamento de verão. “Uma das coisas boas de ser uma celebridade é que você pode usar as palavras e obter resultados”, ela diz.
Lançamento: dez/2001
Autora: Laura Morgan
Tradução: Gustavo Lemos
Fotos: Mark Liddell
Postar um comentário